O Raio-X Digital é um exame de imagem moderno e rápido, que auxilia no diagnóstico de diversas condições em pets.
É um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante para gerar imagens internas do corpo do animal, principalmente das estruturas ósseas, articulações, tórax e abdômen.
A tecnologia digital permite a captura instantânea das imagens, que são processadas e visualizadas em computador com alta resolução e qualidade, facilitando diagnósticos precisos e rápidos.
A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade e alta resolução, o que proporciona uma maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, onde temos a possibilidade de processar as imagens radiográficas com o uso de sofisticadas técnicas. Com isso temos ainda a possibilidade de fazermos diagnósticos cada vez mais precoces.
Uma das grandes vantagens da radiologia digital é que é necessária uma menor quantidade de radiação para gerar uma imagem de alta resolução e ela também possibilita a diminuição da repetição dos exames a que comumente o animal está sujeito com a técnica tradicional. Com isso, diminui-se a frequência de sua exposição à radiação ionizante.
As imagens digitais podem ser acessadas instantaneamente por todos os profissionais envolvidos no cuidado do paciente, de qualquer aparelho eletrônico: computador, tablet ou celular (com conexão à internet).
Sustentabilidade: Sem o consumo de filmes radiográficos e reveladores químicos, a radiologia digital gera menos impacto ambiental, sendo menos poluente e mais ecologicamente correta do que a radiologia convencional.
- Avaliação de fraturas e outras lesões ósseas.
- Diagnóstico de doenças articulares, como luxações, artroses e artites.
- Investigação de neoplasias/metástases e efusão em cavidade torácica.
- Investigação de doenças pulmonares tais como pneumonia, edema, bronquite entre outras.
- Avaliação das dimensões cardíacas e o deslocamento de estruturas da cavidade torácica.
- Avaliação pré-operatória e pós-operatória, bem como o acompanhamento de tratamentos ortopédicos e clínicos.
- Investigação de causas de sintomas como dor, claudicação, dificuldade respiratória, entre outros.
- Investigação de corpos estranhos radiopacos no TGI (tais como moeda, prego, agulha), nas suspeitas de megaesôfago, megacólon/fecalomas e torção gástrica.
- Nas suspeitas de ruptura e hérnia diafragmática.
- Entre outros.
- Tecnologia de Ponta
Equipamentos digitais de última geração
- Equipe Especializada
Profissionais altamente capacitados
- Ambiente Acolhedor
Espaço pensado para o conforto do seu pet
- Resultados Rápidos
Laudos detalhados disponibilizados com agilidade
O pet é posicionado adequadamente sobre a mesa radiográfica, conforme a área a ser examinada. Um equipamento emite raios X que atravessam o corpo do animal e são captados por um detector digital, que converte a radiação em sinais elétricos para formar a imagem digital.
Durante o exame, é fundamental que o animal fique imóvel, o que pode exigir contenção física, sedação ou anestesia leve, dependendo do temperamento e da condição clínica do pet.
- Geralmente, não é necessário preparo especial ou jejum para a maioria dos exames radiográficos simples. A recomendação pode variar de acordo com o protocolo do médico veterinário em caso de filhotes, gestantes e portadores de diabetes.
- Em casos específicos, como exames que envolvam áreas sensíveis ou pets muito agitados ou agressivos, o veterinário pode recomendar sedação.
- Levar o pedido médico veterinário carimbado e assinado, pois o exame só é realizado mediante solicitação formal.
- No tutor que acompanhará o pet durante o exame, será colocado um avental de chumbo e um protetor de tireóide e este não deve ser gestante e nem menor de 18 anos por causa da radiação.
-Após o exame, o pet pode retomar suas atividades normais, salvo se tiver sido sedado ou anestesiado, quando deve receber cuidados conforme orientação veterinária.
A captura das imagens é rápida, durando geralmente de poucos minutos a cerca de 30 minutos, dependendo da quantidade de imagens necessárias e da cooperação do animal. O laudo pode ser disponibilizado em poucas horas.
Não. O exame de raio-x digital é indolor e não invasivo. O pet irá sentir apenas a contenção necessária para manter-se imóvel, sem causar dor. Em casos de pets muito agitados ou agressivos, a sedação pode ser utilizada para garantir o conforto e a qualidade das imagens.
Sim, é necessário um pedido do médico veterinário responsável pelo seu pet.
Sim, é necessário agendamento prévio para garantir o melhor atendimento ao seu pet.
O Zoolabor funciona de segunda a sexta-feira, das 08h20 às 11h50 e das 12h50 às 17h50, e aos sábados das 8h às 12h.
Nossas focinheiras são confeccionadas em tecido para o maior conforto do animal.
Conte com a nossa equipe para auxiliar você em todas as etapas, do agendamento até a entrega do exame. Estamos prontos!
Segunda a Sexta
08h20 às 11:50 - 12h50 às 17h50
Sábados
08h00 às 12h00
Domingos
Fechado
Rua Recife, 139 Jd. Paulistano, Sorocaba/SP
(15) 3202.6769 / (15) 99135.5168